domingo, 12 de janeiro de 2014

HOMENAGEANDO SERVOS DE DEUS - ROSA e CASTIGO

No espirito de celebracao dos 50 anos de juventude continuamos a nossa homenagem aos servos e servas de Deus que tem estado a fazer diferenca no ambito de sua abordagem e actuacao no ministerio do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

A provincia de Maputo tem duas maestrinas de uma qualidade incrivel ja apresentamos e homenagiamos uma a outra que tem um dom incrivel de ensinar, compor e  de cantar de forma incrivel chama-se Rosa Moreira (esquerda) esta linda joven esta reformando a dinamica do louvor em Maputo. Ela compos a musica que usamos como tema anual da juventude a nivel da provincia de Maputo, e uma jovem estremamente inovadora, tal como a outra ela tem trabalhado no ambito de criatividade e inovacao no louvor que temos rendido a Deus, ela e a actual presidente distrital da juventude, estudante universitaria finalista, e solterira. O dom de Deus nela tem sido usado para a gloria de Deus. E ao seu lado esta Castigo Candido (direita), este servo de Deus tem sido de uma grande ajuda a juventude, ele e o actual presidente da juventude de sua igreja local e o administrador do unico Seminario Teologico e Evangelico da UBM. Este homem e incansavel quando se trata de trabalhar para a juventude.

Amados ao celebrarmos os 50 anos da nossa juventude recebam a nossa profunda gratidao e que Deus possa abencoar.
MUITO OBRIGADO

MULHER COM VIRTUDE DE LIDERANCA

Ao celebrarmos os 50 anos da Juventude Nacional estamos didicando alguns dos nossos artigos para homenagear algumas pessoas que tem tido grande influencia para o sucesso das actividades agendadas da juventude a nivel da provincia de Maputo.

Esta linda jovem chama-se Ester Benjamim Wate, e uma das maestrinas da juventude a nivel da provincia de Maputo. Ester trouxe inovacao na forma como o louvor deve ser ministrado na igreja e especialmente na juventude. Foi responsavel de dar um novo dinamismo a juventude de sua igreja local e actualmente esta trabalhando com a direcao da juventude da provincia de Maputo. Em 2013 fez parte dos delegados que se deslocou a provincia de Inhambane onde participou na conferencia Nacional da Juventude, ela e solteira e estuda no Instituto comercial, e uma irma muito simpatica, que Deus nos deu oportunidade de interagir com ela.
Na verdade ela e uma das poucas mastrinas de alto nivel que existem na provincia de Maputo na verdade so existem duas de alto nivel de qualidade a outra estaremos homenageando nas proximas edicoes.
Mas com Ester aprendemos que e possivel fazer cantar bonito mesmo sendo os louvores que temos entoado nas brincadeiras, foi isso que ela nos ensinou quando retrabalhou alguns hinos populares e quando cantavamos pareciam hinos novos.

MUITO OBRIGADO MANA ESTER.
QUE DEUS TE ABENCOE

HOMENS DO CORACAO DE DEUS

HOMENS DO CORACAO DE DEUS

A minha geraca e previlegiada pois nela existem homens e mulheres de grande potencial. Eu gostari de vos apresentar homens que pessoalmente a dimensao de sua fe me desafia e me encoraja a ser um crente melhor.
Paulo teve coragem de dizer "Sede meus imitadores assim como eu sou imitador de Cristo".

Ivan Bulo (esquerda) e Calisto Joaquim (direita).
Ivan Bulo e um dos jovens muito dinamicos no que faz, e membro da igreja Uniao Baptista do Lingamo, foi uma das pessoas que influenciou muito para que a estrutura da juventude que existe em Maputo tivesse lugar, quer pela sua contribuicao nos encontros das direcoes da Juventude de Maputo quer atraves de suas ofertas que ajudavam a dinamizar as actividades da Juventude. Ao celebrarmos os 50 anos da Juventude celebremos homenageando pessoas que sacrificam o que sao para a juventude. Para alem de ser professor de Matematica, Bulo e Finalista na Universidade pedagogica e participou na 4a conferencia Nacional da Juventude em Inhambane.
Calisto Joaquim e um homen muito calmo mas de um grande coracao. Ele nao sabe dizer nao quando ha uma necessidade para se ajudar o ministerio (o trabalho de Deus), este Homem me desfia pois as suas contribuicoes quer em ideias quer financeiramente, ajudaram para definir o que tinhamos como sonho a juventude de Maputo. Calisto e o actual presidente da Juventude do distrito 2 composto por 5 igrejas locais
Tanto Calisto como Ivan pela graca de Deus continuam solteiros entao irmas em Cristo podem comecar a orar que um deles seja seu marido.
Sao homens tementes a Deus, serios que nao comprometem as suas palavras eu agradeco a Deus pelo previlegio concedido de os ter conhecido pessoalmente.
Ivan Deus te abencoe mano.
Calisto que carinhosamente chamamos de "Tubarao" do distrito 2. O trabalho que Deus iniciou atraves de si ira florescer em nome de Jesus
Muitas Bencaos

sábado, 11 de janeiro de 2014

Artigo 1 Qual A Vontade De Deus Para O Seu Namoro?



Qual A Vontade De Deus Para O Seu Namoro?

"E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." 1 João 2:17
" Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" .
Essa é uma promessa que se encontra na Palavra de Deus. Além desta, há outra, em Hebreus 10.36, afirmando claramente que precisamos ser firmes e perseverantes na Vontade de Deus : "Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa".
Quando falamos das coisas da Igreja, todos concordam que precisamos fazer a vontade de Deus... Mas e quando tratamos da nossa família? E quando se trata de realizar a vontade de Deus no namoro, no noivado e no seu próprio casamento? Especialmente no namoro, onde parece que temos menos a perder, precisamos estar atentos à vontade de Deus!

Namoro é coisa moderna. No passado não era assim. Em algumas culturas, ainda hoje, também não é assim, não havia e nem há namoro. O casamento é arranjado de acordo com as conveniências envolvidas: questões econômicas, políticas e até mesmo patrimoniais "provocam" casamentos. Assim, para não dividir a terra, os casamentos podem ser feitos entre os pais.
Até se chegar aos dias de hoje, quando há uma escolha individual do namorado ou namorada, um longo caminho foi percorrido. O Romantismo, os direitos da mulher, a regulamentação do casamento pela legislação moderna, tudo isto foi provocando mudanças, até que você pudesse viver um grande amor, sem ter que brigar com o mundo.Namoro, contudo, não é uma corrida mal orientada e desenfreada, que muitas vezes, termina com um casamento às pressas. Namoro também não é "test drive", para ver como fulana beija, como beltrano é bom nisso ou naquilo...
Namoro é uma fase importantíssima pelo fato de conduzir a um aprofundamento de relações que é o noivado. É uma fase de educação de sentimentos, de abrir muito os ouvidos e os olhos.
Aliás, "namoro" é uma via de mão dupla. Namorar é buscar amor; é o exame do casamento; é período de auto-conhecimento tanto quanto de conhecimento do outro. Como será que você reage às diferenças dele(a)? Como reage diante das contrariedades?
Namoro também é o período de relacionamento social (especialmente com a(s) família(s)). Mas é principalmente um período de relacionamento espiritual. As famílias começam a se relacionar e assim cada um vai descobrir quais os valores éticos, morais, comportamentais da família do outro. E não se iluda não, esses fatores que as famílias têm vão influenciar no casamento.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ARTIGO 1. MASTURBACAO E PECADO


Masturbação É Pecado?

Vivemos em uma era de liberdade de expressão e de um estilo "livre" de vida. Hoje vemos nos filmes, nas novelas, nas músicas, nas danças, nas roupas da moda, etc., uma comercialização do sexo. Em Gênesis 1:28, Deus disse ao homem: "E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra" , ou seja, o sexo tinha uma função procriativa e fez Deus uma mulher idônea para Adão para que, dela, ele desfrutasse e, com ela, enchesse a terra (Gn 2:18).

Hoje em dia o sexo está tão banalizado que não há mais aquela expectativa dos noivos em se descobrirem aos poucos, em maravilharem-se um com o outro vivendo uma novidade maravilhosa de um toque, de uma fragrância, de surpresas que fortalecem o casamento e o amor. Com tamanha sobrecarga de "normal" (sexo antes do casamento é normal, homossexualismo é normal, filhos drogados é normal, você tem que aceitar...), porque não devemos ensinar nossos filhos a se masturbarem? Não é normal?

Vamos falar de áreas cinzentas da moralidade
Ao considerar as questões sexuais que não estão especificamente relacionadas na Escritura, tenha em mente certas experiências pré-sexuais que conduzem facilmente à lascívia ou à luxúria. Nossos pensamentos

A batalha pela pureza sexual sempre começa na mente. Aquilo em que pensamos constantemente, acabamos fazendo. Enchemos nossa mente com o bem ou o mal, o puro ou o impuro, o certo ou o errado. Muitos crentes tentam abrigar ambas as tendências em seus pensamentos.
O pecado sexual declarado é concebido na mente, desenvolvido em várias experiências pré-sexuais, e finalmente torna-se realidade, quando a oportunidade aparece. Não somente a imoralidade resultante é pecado - os pensamentos impuros também são pecados. As palavras de Jesus, no Sermão da Montanha, são freqüentemente citadas a este respeito: "Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" Mt 5:27 e 28. Não se confunda, a ponto de dizer: "Visto que já pequei em meu coração, posso também pecar com o corpo". Estes pecados não são os mesmos! Um é o pecado da mente, e em pensamento apenas uma pessoa peca. O outro é um pecado da mente e do corpo, e, com o corpo, duas pessoas pecam. Na mente, não há união física. Com o corpo, os dois chegam a se conhecer um ao outro de maneira irreversível. Note que, em Mt 5:28, Jesus menciona não apenas olhar, mas olhar para cobiçar. Isto implica um desejo ativo, imaginando uma união ou contato sexual.

Paulo diz que o crente de espírito controlado, na batalha espiritual, está "levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo" II Co 10:5. E Pedro diz: "Cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios... não vos conformeis às concupscências que antes tínheis na vossa ignorância" I Pe 1:13 e 14. Não podemos impedir todo pensamento impuro de entrar na mente, porém somos realmente capazes de controlar os pensamentos que permanecem e se desenvolvem.

Nossos olhos

O que nossos olhos vêem e lêem produz e controla a maior parte de nossos pensamentos. As Escrituras ensinam que os olhos são a "candeia do corpo" (Mt 6:22,23) e que se os "olhos forem maus", o corpo "será tenebroso". Esta verdade descreve mais do que um fato físico. Refere-se ao que os olhos deixam entrar na mente.

O apóstolo João adverte contra a "concupiscência dos olhos" (I Jo 2:16). Salomão escreveu: "Dirijam-se os teus olhos para a frente e olhem as tuas pálpebras diretamente diante de ti. Pondera a vereda de teus pés, e serão seguros todos os teus caminhos" (Pv 4:25,26). Salomão também diz: "Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos. Porque cova profunda é a prostituta; e o poço estreito é a aventureira" (Pv 23:26,27).

Devemos nos afastar da pornografia que vem sendo despejada em nosso caminho, lembre-se: "os olhos são a candeia do corpo". Se você não resiste à tentação, não olhe. Você não pode ser tentado a se masturbar se estiver lendo passagens da Bíblia.

Masturbação é pecado?

A maioria dos não-crentes e também muitos crentes crêem que a masturbação não apresenta nenhum problema. Certamente, não acham que é pecado e que só constitui um problema quando é uma obsessão e um substituto psicológico total para as relações sexuais normais.

A muitos mitos sobre a masturbação, em escritos católicos e protestantes antigos, a este respeito. Alguns destes mitos são que a masturbação causa danos físicos, que destruirá a habilidade sexual no casamento ou que causará distúrbios emocionais. Estes mitos eram basicamente táticas para amedrontar e tinham pouca base em fatos.

Não há passagem específica na Escritura que fale diretamente da questão da masturbação. Há quem chame a atenção para Gn 38:8-10 e I Co 6:9-10. Concordo com o escritor Herbert J. Miles, que estas passagens não falam de masturbação.

Mesmo assim, a Bíblia fornece orientações que lhe permitirão decidir se a masturbação é pecado ou não. Reflita sobre as seguintes observações:

1. Vejamos à definição de lascívia e luxúria: "Gratificação dos sentidos u indulgência para com o apetite; dedicado aos ou preocupado com os sentidos" e "desejo sexual intenso". A masturbação encaixa-se definitivamente nestas definições (veja Gl 5:19). Pode-se praticar a masturbação sem lascívia ou luxúria?

2. O teste seguinte é o de sua vida mental. Jesus disse: " Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela" (Mt 5:27,28). Quando uma pessoa pratica masturbação, o que se passa em sua cabeça? As cachoeiras de Paulo Afonso? Pode alguém se masturbar sem imaginar um ato sexual ou ao menos cenas sensuais? O que é que você acha? Se você pratica a masturbação, pode sua mente permanecer pura?

3. Em seguida, reflita sobre a santidade e a intenção da relação sexual no casamento. Sem sombra de dúvida, a masturbação é uma tentativa de experimentar as mesmas sensações que são atribuídas ao casamento. É um substituto do ato verdadeiro - uma farsa, uma falsificação, um dolo.

4. A masturbação é também totalmente egocêntrica. Uma das características do egocentrismo é a auto-indulgência. Paulo descreve o modo de vida de quem é controlado por Satanás, dizendo: "Todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos" (Ef 2:3).

5. Finalmente, a masturbação pode nos levar à escravidão. Quando uma pessoa é dominada por uma indulgência carnal, ela peca. "Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências" (Rm 6:12). Paulo também diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas" (I Co 6:12). Você é escravo da masturbação?

Reflita sobre os cinco enunciados acima, para determinar se, para você, a masturbação é pecado.

Liberte-se!

O impulso sexual é uma parte normal, dada por Deus, de qualquer homem ou mulher saudável. Envergonhar-se disto é duvidar da bondade de Deus para conosco. Abusar dele é contrariar a graça que Deus tenciona para nós. Ele nos criou com muitos impulsos e desejos, que podemos desenvolver ou usar de maneira errada. Como um deles, o impulso sexual ativa ou destrói os relacionamentos, de acordo com seu controle e aplicação.

A masturbação é um problema comum. Não devemos ter medo de conversar sobre ela nem de ajudar as pessoas a superá-la. Homens e mulheres acham que é um hábito igualmente opressivo, e buscam ajuda para a superação do problema. Compaixão, e não condenação, deve ser nossa resposta.

Minha conclusão é que a masturbação não deve fazer parte da vida do crente. I Coríntios 6:18-20, Gálatas 5:19 e I Tessalonicenses 4:3-7 são passagens que falam sobre a questão do uso de nossos corpos devidamente no sexo. Embora não possamos assentar todos os argumentos que dizem que a masturbação é pecado, não podemos negar que ela é resultado da lascívia e da paixão. Mas, na liberdade da graça de Deus, podemos escolher fazer o que é sagrado e direito aos olhos de Deus.

Fique com Deus,

(Texto: O JOVEM CRISTÃO E A MASTURBAÇÃO de Jerry White retirado do site www.assembleiadedeus-rn.org.br)


FELIZ ANO NOVO

 FELIZ ANO NOVO
No caloroso nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo vao as minhas profundas e calorosas saudacoes. Deus fez coisas novas e nossas vidas ao longo do ano que findou e neste ano tenha e crie espectativa de que o que Deus fez de novo ele ira manter em nome de Jesus.
Este ano nas nossas vidas sera de Multiplas Oportunidades e de Jubilo. Deus ira colocar em nossas e em nossos coracoes razoes para que nos regozigemos, todos os desafios que tinhamos no ano passado pela graca de Deus iremos compartilhar testemunhos de como Deus permitiu que pudessemos superar em nome de Jesus.

Tal como Paulo exotou a Timoteo nunca permita que sejas desprezado pelo facto de seres jovem. Ha um grande potencial que Deus depositou em si, que a seu tempo ira se manifestar.
Meus amados tenham um bom inicio de ano e que Deus possa abencoar rica e abundantemente o seu coracao.
Permaneca na Paz de Cristo
Do vosso Servo no Senhor
Liquelique, Messias