sábado, 8 de março de 2014

CIRCULAR N 01/CG/14 IMPORTANTISSIMO

IGREJA UNIÃO BAPTISTA DE MOÇAMBIQUE
Rua Castelo Branco n-69-A- Caixa Postal 129, Fax 21414132, NUIT:900083467
E-Mail:iubm.dirgeral.@yahoo.com.br
CONSELHO GERAL
MAPUTO
C I R C U L A R Nº 01 /CG/14

O Conselho Geral da Igreja União Baptista de Moçambique, na sua qualidade de Órgão Máximo, segundo o Artigo 16º -1 dos Estatutos da Igreja União Baptista, no intervalo entre as Conferências, recebeu uma série de assuntos do Gabinete do Superintendente Geral, e da Missão InterAct, e decidiu ter uma série de reuniões para analisar as questões e buscar soluções. Assim, o Conselho Geral da IUBM, esteve reunido em dez sessões alargadas usando o Artigo 160 – 4, nas quais teve oportunidade de ouvir de perto as várias questões que afectam a vida da Igreja União Baptista em geral, e depois de ouvir e analisar estas questões, separou-as em dua categorias que são:
1. Questões muito urgentes
2. Questões urgentes
Considerou questões muito urgentes aquelas que estão relacionadas com a gestão e o funcionamento do Semináio Teológico Evangélico de Moçambique (STEM); e gestão do Fundo das Bolsas, com o apoio da Missão InterAct que ficou interronpido até a situação ser resolvida. Sendo que isso envolve vidas humanas que estão no STEM, foi considerado de carácter muito urgente e assim, o Conselho Geral, usando as suas competências, segundo o Artigo 170 "d", para trabalhar sobre a matéria no STEM e para esclarecer as questões em causa e reestruturar o STEM assim como a Comissão de Bolsas, criou duas Comissões que são: 1- Comissão de Inquérito; 2- Comissão de Reestruturação.
Na segunda categoria dos assuntos que são urgentes foram aroladas várias questões que incluem a gestão, administração e doutrina e que se resumem no seguinte:
1. Insubordinação e falta de prestação de contas de vários órgãos e departamento a vários níveis.
2. Indícios de conflitos de interesse e corrupção
3. Indícios de nepotismo e etnecismo
4. Gestão danosa de dinheiro e bens da Igreja a vários níveis
5. Deficiente controlo e gestão de património da Igreja a vários níveis
6. Falta de cumprimento das decisões das conferências
7. Não observância à mandatos em vários órgãos e comissões de vários níveis e mandatos
8. Práticas biblicamente não aceitáveis e falta de cometimendo a sã doutrina2
Face a estas e outras questões levandadas pelo Superintendente Geral, o Conselho Geral constituiu mais Comissões de trabalho e adicionou tarefas para as Comissões já existentes.
1. Comissão de Inquérito – Esta comissão, vai trabalhar no STEM, e outros sectores onde há necessidade para o efeito.
2. Comissão de Reestruturação - Esta passa a ser a Comissão de Reestruturação e Administração Eclesiástica, tendo a missão de desenhar os instrumentos que vão esclarecer o funcionamento de todos órgãos e titulares até a Igreja local. Estes instrumentos vão resolver o problema de insubordinação e falta de prestação de contas entre outros. Cabe a esta comissão a revisão dos Estatutos e elaboração dos regulamentos de funcionamento.
3. Comissão de Património e Recursos Humanos – Esta comissão vai nos ajudar a fazer o levantamento de património da igreja assim como um sistema de gestão e controlo do património. Tem também como tarefa, fazer o levantamento de quadros da Igreja para conhecer o capital humano para melhor usar e planificar as suas acções.
4. Comissão de Mandatos e Reforma – No passado já existia uma Comissão Permanente de Mandatos e de Reforma assim, esta comissão terá como tarefa fazer leventamento de mandatos de todos níveis para melhor cumprimento de regime de mandatos, assim como ajudar no plano de reposição dos Pastores que entram em reforma.
5. Comissão de Assuntos Pastorais e Teológicos – Esta comissão tem entre outros a tarefa de tratar questões doutrinárias, teológicas e pastorais que estão sendo levantadas assim como ajudar a elaborar um Guião da Ética Pastoral e operacionalização do Conselho Pastoral.
6. Comissão de Finança e Auditoria Interna – Esta comissão terá a tarefa de definir políticas de organização e gestão financeira de todos níveis até a Igreja local, é tarefa desta comissão criar a cultura de prestação de contas e instrumentos de fiscalização da auditoria interna.
7. Comissão de Plano Estratégico – Esta comissão, vai nos ajudar a desenhar um plano de médio e longo prazo.
Com as sete comissões de trabalho criadas o Conselho Geral, convida a todos membros da Igreja União Baptista incluindo os jovens a participar do processo de reorganização e crescimento da nossa Igreja colaborando em: colocar outras quesões que acham que afectam a Igreja União Baptista a qualquer nível; fornecer informações solicitadas pelas comissões e pelo Superintendente Geral. E quando for indicado para fazer parte de uma comissão, dar seu contributo arduosamente.
Assim, o Conselho Geral pede a colaboração dos Superintendentes Provínciais, Presidentes dos departamentos de Homens, Juventude e Senhoras a ajudar no fornecimento de pessoas que cada uma delas irá colaborar em cada comissão a nível províncial e a nível dos departamentos, mas que não sejam pessoas que estão a exercer uma função na Igreja numa área onde a comissão pretende trabalhar. Pedimos também que na medida de possível, estas pessoas sejam especializadas nas áreas que forem pretendidas.


NOTA: Este documento não se destina somente aos líderes da Igreja União Baptista de Moçambique, mas também, à todos os membros desta Igreja.

Tudo Para Honra e Glória ao Senhor.
Maputo, aos 24 de Fevereiro de 2014
O Presidente do Conselho Geral da UBM.
________________________________
-Rv. Dr. André Jonas Chitlango - PhD.

MAPUTO JA TEM NOVA LIDERANCA NA JUVENTUDE

Face a necessidade de reestruturacao da juventude a nivel da provincia de Maputo consequente da ausencia do (Preseidente Messias Liquelique - Para a Nigeria ; Vice Presidente Fernando Mucarara para Nampula; Daniel Leao. Nova lideranca teve que ser designada para dinamizar as actividades da Juventude.
E pela graca de Deus esta linda jovem e irma a primeira da fila foi eleita a presidente da Juventude tornando-se assim na primeira presidente a nivel de uma Juventude a nivel Provincial.

PARABENS ILUSTRE PRESIDENTE. QUE DEUS TE ABENCOE. O QUE ELE INICIOU EM SI ELE COMPLETARA. QUE DEUS CONTINUE TE PROMOVENDO NA SUA OBRA.