sexta-feira, 25 de abril de 2014

QUANDO DEUS RESPONDE A ORACAO

Quando Deus responde a oração?

-Tema: ORAÇÃO
-Introdução: Estamos acostumados a respostas rápidas e queremos retorno automático quando enviamos uma mensagem por e-mail, MSM, rede social ou bate papo. Mas se não abrirmos a mensagem não saberemos a resposta. Quanto à oração, não somos nós que dizemos quando a resposta virá, mas Deus sabe o momento certo de responder.
Como saber quando Deus vai responder?
Vamos refletir em doze momentos (como um relógio) que mostram quando Deus responde:
1- Antes mesmo de Falarmos: Salmos 139.4 “Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, SENHOR, já a conheces toda”
Antes de abrirmos a boca para pedir a resposta já veio porque Deus tem todas as suas promessas para nós. Mesmo assim é preciso dizer declarando a fé para que haja legalidade no reino espiritual (Marcos 11.22).
Deus nos responde antes de pedirmos!
                              
2- Enquanto estamos Orando: Isaías 65.24 “E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei”
Durante o momento de oração, Deus está ouvindo como alguém atento que já escuta acenando a cabeça favoravelmente e concordando. Enquanto estamos orando Deus já dá sinais aos seus anjos para agir em nosso favor e o Espírito Santo se move em nosso íntimo como resposta para nossas vidas (Romanos 8.26).
Deus nos responde enquanto estamos orando!
3- Quando Pensamos: Efésios 3.20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós”
Até o que não pedimos, mas pensamos ou desejamos com o coração (Salmos 37.4), Deus sabe e nos atende de maneira superior ao que imaginamos. O Senhor conhece cada uma de nossas necessidades (Filipenses 4.19) e sempre faz mais do que pedimos e supera nossas expectativas.
Deus nos responde até o que pensamos ou desejamos!
4- Segundo a Sua Vontade: I João 5.14 “E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”
Uma das condições para que a oração seja respondida é que seja de acordo com a vontade de Deus. O Senhor jamais faria algo de errado ou que não seja conforme seus planos soberanos para nossas vidas (Jeremias 29.11). Por isso antes de orar precisamos conhecer a Palavra de Deus e saber se o que pedimos é aprovável diante do Senhor, pois sendo assim a vitória é garantida.
Deus nos responde quando pedimos segundo a sua vontade!
5- Quando acreditamos: Marcos 11.24 “Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco”
Outra condição para que a oração seja respondida é a fé. Mesmo que você fale corretamente, ore de acordo com a vontade de Deus e seja sincero de mente e coração, não seria suficiente se não acreditar verdadeiramente, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6). O momento certo da resposta é quando acreditamos e às vezes precisamos passar um longo tempo de oração para alimentar a fé e aprender a crer.
Deus nos responde quando cremos!
6- Quando pedimos em nome de Jesus: Joao 14.14 “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”
Jesus pagou na cruz por nossa salvação e todas as bênçãos por nós. Seria como um crédito que você tenha em seu nome e mande alguém resgatar e para isso precisará citar seu nome ou uma senha. O nome de Jesus garante tudo que devemos pedir em oração. Quando Deus ouve nossos pedidos e falamos o nome de Jesus, especial atenção é dada a este detalhe tão importante.
Deus nos responde quando pedimos em nome de Jesus!
7- No tempo de Deus: Eclesiastes 3.1 “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu”
Deus nunca se atrasa. O Senhor sabe o momento certo de nos responder. Enquanto isso nos ouve atentamente e com muito amor. Na verdade não somos nós que esperamos Deus responde e sim o Senhor quem nos espera estarmos prontos para receber a resposta. Como um pai sabe o que é melhor para um filho, Deus também tem o melhor para nossas vidas (Mateus 7.9-11).
Deus nos responde no tempo certo!
8- Com Perseverança: Lucas 18.7 “Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?”
Se vamos esperar o tempo de Deus, devemos ser perseverantes até o momento da resposta. A insistência é uma prova da certeza e de que estamos preparados de “todo o coração” (Jeremias 29.13). Nunca podemos desistir de nossos sonhos e devemos orar “sem cessar” (I Tessalonicenses 5.17).
Deus nos responde quando somos perseverantes!
9- O Coração quebrantado: Isaías 57.15 “Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos”
Um ditado popular diz que ‘Deus não dá asas a cobra’ e significa que o Senhor sabe o que tem dentro de cada um de nós, bem como nossas verdadeiras intenções. Muitas pessoas se tornam soberbas assim que começam a prosperar e por isso não são abençoadas por Deus. Então o Senhor não avalia a beleza de nossas palavras em oração e sim como está o nosso coração. Quando o coração está quebrantado e humilde diante de Deus, até uma lágrima se torna em oração para Deus (Salmos 51.17).
Deus nos responde quando estamos com o coração quebrantado!
10- Com Sinceridade: Salmos 145.18 “Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”
O ser humano é incoerente e contraditório. Um dia pensamos de uma maneira e outro dia de outra forma. Cada uma de nossas palavras é ouvida por Deus, mas o que realmente tem valor é o que pensamos e sentimos se está de acordo com o que falamos. Por isso precisamos alinhar nosso coração com lábios e mente para que sejamos sinceros diante de Deus. Além disso, devemos nos aproximar de Deus através do sangue de Jesus (Hebreus 10.20) confessando os nossos pecados para que estes não impeçam nossas orações (Salmos 66.17-20).
Deus nos responde quando somos sinceros!
11- Assim que precisamos: Salmos 18.6 “Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos”
Deus sabe de tudo o que precisamos (Mateus 6.32) e na hora certa que mais carecemos, Ele vem em nosso socorro. Muitas vezes o Senhor deixa para atender em momentos mais difíceis de maneira que o milagre seja ainda maior. Além disso, Deus não nos permite uma luta maior que podemos suportar (I Coríntios 10.13). Uma certeza que temos é que a resposta é garantida.
Deus nos responde na hora que mais precisamos!
12- SEMPRE: II Crônicas 7.15 “Estarão abertos os meus olhos
e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar”
Não também é resposta. Às vezes Deus está respondendo que não é o momento certo e achamos que não nos atende. Parece que só entendemos se for do jeito que queremos e do contrário ficamos insensíveis a perceber a resposta. Mesmo que Deus diga que devemos esperar ou que ainda não estamos preparados Deus sempre responde.
Deus responde orações o tempo todo!
Há uma resposta para sua oração!
-CONCLUSÃO: Salmos 55.19  “Deus ouvirá e lhes responderá, ele, que preside desde a eternidade, porque não há neles mudança nenhuma, e não temem a Deus”
O grande evangelista do século XVII João Wesley dizia que ‘Deus não faz outra coisa senão responder a orações’. A agenda de Deus está sempre cheia de compromissos e todos eles são respostas para orações. Por isso Deus nem dorme para cuidar de nós (Salmos 121.4). Esta é uma certeza que devemos ter em nossas vidas e todas as vezes que oramos já podemos agradecer pela resposta que certamente virá.
Deus responde a sua oração!

Veja este estudo bíblico em SLIDE:

quinta-feira, 24 de abril de 2014

O Que e Igreja

O que é a igreja?




Pergunta: "O que é a igreja?"

Resposta:
Hoje em dia, muitas pessoas entendem a igreja como um prédio. Esta não é a compreensão bíblica da igreja. A palavra igreja vem da palavra grega “Ecclesia”, que é definida como “uma assembléia”, ou “os que foram chamados”. O significado primário de “igreja” não é de um prédio, mas de pessoas. É irônico que quando você pergunta às pessoas que igreja freqüentam, geralmente dizem Batista, Metodista, ou outra denominação. Muitas vezes eles se referem à denominação ou ao prédio. Leia Romanos 16:5: “...Saudai também a igreja que está em sua casa.” Paulo se refere à igreja em sua casa, não à igreja prédio, mas um corpo de crentes.

A igreja é o Corpo de Cristo. Efésios 1:22-23 diz: “E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” O Corpo de Cristo é feito de todos os crentes desde o tempo de Pentecoste até ao Arrebatamento. O Corpo de Cristo consiste em dois aspectos:

(1) A igreja universal é a igreja que consiste de todos aqueles que têm um relacionamento pessoal com Jesus Cristo. I Coríntios 12:13-14 diz: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.” Vemos que qualquer pessoa que crer é parte do corpo de Cristo. A verdadeira igreja de Deus não é nenhum prédio de igreja em particular ou denominação. A igreja universal de Deus é composta por todos os que já receberam a salvação através da fé em Cristo Jesus.

(2) A igreja local é descrita em Gálatas 1:1-2: “PAULO, apóstolo ... E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia.” Aqui vemos que na província de Galácia havia muitas igrejas: o que chamamos de igreja local. Uma igreja Batista, igreja Luterana, igreja Católica, etc, não é A igreja, como a igreja universal, mas ao invés disso, uma igreja local. A igreja universal é composta por aqueles que já confiaram em Cristo para salvação. Estes membros da igreja universal deveriam buscar comunhão e edificação em uma igreja local.

Resumindo, a igreja não é um prédio, ou uma denominação. De acordo com a Bíblia, a igreja é o Corpo de Cristo: todos aqueles que já colocaram sua fé em Jesus Cristo para salvação (João 3:16; I Coríntios 12:13). Há membros da igreja universal (O Corpo de Cristo) em igrejas locais.

26 RAZOES PARA DEIXAR DE ASSISTIR PORNOGRAFIA


26 razões para parar de ver pornografia

Craig Gross
26-razoes-para-parar-de-ver-pornografiaConsequências destrutivas que a pornografia tem sobre um homem

As seguintes consequências são o que acontece quando um cristão vê pornografia. A lista cobre uma grande área dos resultados negativos que a pornografia tem sobre um homem que é seguidor de Jesus.

1. Alienação de Deus. Você não mais se sente próximo de Deus. Você não experimenta o poder de Deus. Você não mais tem a alegria de sua salvação.

2. Cega você para as consequências. Temporariamente te desliga da sua caminhada com Deus, de seus relacionamentos com sua esposa, seus filhos e outros. Te cega sobre o que te acontecerá espiritual, física, emocional, mental, social, vocacional e relacionalmente.

3. Cria expectativas irrealistas. Os homens começam a pensar que toda mulher deveria se parecer com aquelas e que esse tipo de relação é como seu relacionamento com sua esposa deve ser.

4. Distorce sua visão do sexo. A pornografia te faz acreditar que o sexo é somente para o prazer do homem e que as mulheres são simplesmente objetos a serem usados, ao invés de criações de Deus que devem ser honradas e respeitadas.

5. Nunca é o bastante. A pornografia tem um efeito crescente. Como uma droga, você precisa de mais e mais para satisfazer a lascívia. Ela te leva rapidamente a um caminho de destruição e para bem longe da paz, alegria, e relacionamentos saudáveis.

6. Liberdade sobre o que você pensa e faz é perdida. Você se torna escravo de seus pensamentos pecaminosos que levam a atos pecaminosos.

7. A culpa depois que você vê pornografia. Mas a culpa não é o suficiente para te prevenir de fazer na próxima vez.

8. A sexualidade saudável é obscurecida pela pornografia. Sexo saudável é somente o sexo marital, que inclui sexo regular, sexo altruísta e sexo amoroso.

9. Te isola e faz você se sentir totalmente sozinho e como o único que luta contra a pornografia e a lascívia.

10. Ameaça seu relacionamento com sua esposa ou futura esposa (se você é solteiro), seu testemunho de Jesus Cristo, e tudo em sua vida que é importante para você. Você põe tudo isso em risco pela pornografia.

11. Te mantém em um ciclo de autodestruição. A pornografia parece medicar a dor em sua vida, mas somente adiciona mais dor à dor. A pornografia te leva a fazer coisas que você nunca pensou que faria. O pecado te levará para mais longe que você gostaria. Ele te manterá mais longe que você gostaria. E te custará mais do que você gostaria de pagar.

12. Lascívia – lascívia sexual pecaminosa – te leva a atos sexuais pecaminosos. Pornografia posta em sua mente é como colocar gasolina no fogo do desejo sexual errôneo, resultando em pensamentos e ações destrutivas.

13. Mascara a verdadeira ferida. Você está procurando a cura e torna as coisas piores.

14. Nunca é uma experiência neutra. Você não pode ver pornografia e não ser afetado por isso. Essa experiência é sempre inconsistente com a Palavra de Deus.

15. Objetifica as mulheres. A pornografia as transforma em objetos sexuais. Ela sequestra a capacidade do homem de ver uma mulher mais velha como uma figura materna, uma mulher da mesma idade como uma irmã e uma mulher mais nova como a figura de uma filha.

16. Traz um prazer muito curto, seguido por dor e mais dor.

17. Abandonar torna-se a luta de uma vida. Uma vez que você permite que a pornografia entre, há uma batalha violenta com Satanás e com sua velha natureza para se vigiar. Uma vez que você permite que a pornografia entre em sua vida, sempre haverá uma batalha. É uma batalha vencível, mas uma batalha diária.

18. Permanece em sua mente para sempre. Satanás mantém aquela imagem repetindo em sua mente para criar um ciclo de luxúria pecaminosa e te levar de volta à pornografia. Você se torna ligado a uma imagem, não a uma pessoa.

19. A vergonha entra em sua vida. Culpa é sentir-se mal por algo que você fez. A vergonha, no entanto, é baseada em sentir-se mal por quem você é. A pornografia traz vergonha. Deus nunca traz vergonha. Satanás sempre traz vergonha.

20. A confiança é perdida com as pessoas que você mais ama e respeita.

21. Abre a porta para todo pecado sexual. A pornografia é um portal, uma entrada que traz nada de bom e tudo de doloroso, como masturbação compulsiva, desejos, práticas sexuais perigosas, visita a lugares adultos, uso de prostituição, práticas sexuais pervertida e abuso sexual.

22. Viola mulheres. Como? Você está colocando seu selo de aprovação em uma indústria que degrada e desumaniza mulheres.

23. Um convite para olhar para outras mulheres.

24. Extingue a verdade. A pornografia promove a mentira. Você mente para os outros, mente para Deus e mente para si mesmo. Você mente mais para cobrir velhas mentiras. Você se torna uma mentira viva.

25. Te liga a uma imagem. Você fica preso e ligado à imagem ao invés de sua esposa ou futura esposa se você é solteiro.

26. Fecha seus lábios para o louvor a Deus, falar sobre sua fé, contar aos outros como eles podem experimentar Deus.

Fonte: iPródigo

O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE PORNOGRAFIA

O que diz a Bíblia sobre a pornografia? Olhar pornografia é pecado?




Pergunta: "O que diz a Bíblia sobre a pornografia? Olhar pornografia é pecado?"
Resposta: De longe, a maioria das buscas na internet são relacionadas à pornografia. A pornografia é desenfreada no mundo de hoje. Talvez mais do que qualquer outra coisa, Satanás tem obtido sucesso em torcer e perverter o sexo. Ele tomou o que é bom e justo (sexo com amor entre esposo e esposa) e o substituiu com prazer desenfreado, pornografia, adultério, estupro e homossexualidade. A pornografia é simplesmente o primeiro passo em uma escorregadia ladeira de iniqüidade e imoralidade (Romanos 6:19). Assim como um usuário de drogas é levado a consumir quantidades maiores e mais poderosas de drogas, a pornografia arrasta o ser humano, levando-o a pesados vícios sexuais e desejos ímpios.

As três categorias principais de pecado são: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (I João 2:16). A pornografia definitivamente nos causa a luxúria (iniqüidade) da carne, e isto inegavelmente é a luxúria (iniqüidade) dos olhos. A pornografia, definitivamente, não se qualifica como uma das coisas nas quais devamos pensar: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8). A pornografia é viciante (I Coríntios 6:12; II Pedro 2:19), destrutiva (Provérbios 6:25-28; Ezequiel 20:30; Efésios 4:19), e leva à iniqüidade sempre crescente (Romanos 6:19). Desejar outras pessoas em nossa mente (a essência da pornografia) é ofensivo a Deus (Mateus 5:28). Quando a habitual devoção à pornografia caracteriza a existência, isto demonstra que esta pessoa não é salva (I Coríntios 6:9).

Se há alguma coisa que pudesse mudar em minha vida antes de me tornar um cristão, isto seria meu envolvimento com a pornografia. Graças sejam dadas a Deus – Ele pode e Ele dará a vitória. Você está envolvido com pornografia e deseja libertação? A seguir, alguns passos para a vitória: (1) Confesse seu pecado a Deus (I João 1:9). (2) Ore para que Deus limpe, renove e transforme sua mente (Romanos 12:2). (3) Peça a Deus que encha sua mente com Filipenses 4:8. (4) Aprenda a possuir seu corpo em santidade (I Tessalonicenses 4:3-4). (5) Compreenda o real significado do sexo e dependa apenas de seu cônjuge para satisfazer suas necessidades (I Coríntios 7:1-5). (6) Compreenda que, se você andar em Espírito, você não satisfará os desejos da carne (Gálatas 5:16). (7) Dê passos práticos para reduzir sua exposição a imagens gráficas (por exemplo, instale em seu computador bloqueadores de pornografia, limite o tempo para televisão e vídeos, encontre um outro cristão que possa orar e ajudar você, e a quem possa “prestar contas”: sua esposa ou esposo, se você for casado ou casada).